sábado, 17 de julho de 2010

Minha Saga do Semestre

Este semestre começou com uma bomba: problemas na matrícula da faculdade, provável conclusão do curso em no mínimo 6 anos e a partir disso, impossibilidade de fazer meu intercâmbio e minha iniciação científica. Meu chão sumiu, fiquei desesperada e fui na graduação conversar com a Helenice, que cuida desses assuntos. Ela me disse que eu poderia dar um jeito de cursar as matérias do meu semestre (5°) e ainda colocar as 3 dps que faltavam pra fazer de manhã (essas dps são uma looonga história.. um dia eu conto.. ou não) e então não perderia o ano. Mas virou pra mim e perguntou:

- Mas vc vai conseguir levar tudo isso num semestre só?


Bom, da mesma forma que te perguntam numa entrevista de emprego se vc é capaz disso ou daquilo, e mesmo sem vc saber, vc responde "mas é claro" (óbvio que vc responderá isso), eu respondi "claro que consigo! só me ajude a fazer isso ser possível e então eu me viro".
Bom, quando eu disse "eu me viro", eu não imaginava que isso seria me virar 12 horas por dia numa cadeira estudando, literalmente. Mas, bola pra frente. Deu tudo certo, consegui fazer matrículas em todas as matérias e então comecei meu semestre... O começo foi SUPER tranquilo, por muitas vezes me perguntei "nossa, só isso?" eu ainda conseguia sair com amigos, ver filmes, dormir... estava tudo ótimo! Por volta de maio comecei meu estágio no Laboratório, e as coisas continuavam bem e tranquilas. Fiz a prova do bloco de neurologia da disciplina de fisiologia e peguei rec... "Ok" pensei, "só uma rec, tranquilo". Foi se aproximando o final do semestre.. Algumas matérias já tinham acabado, "eliminei biologia, finalmente! ufa..." outras estavam quase acabando... prova de cardio-respiratório, passei... digestório "nossa, tirei 8,5 sem ter ido em nenhuma aula... até que consigo me virar bem com livros..."; chegou renal.. perto da prova tive amidalite (DE NOVO) e tive que fazer a substitutiva... óbvio que a fdp da profª iria me ferrar MUITO na prova, e conseguiu... "mais uma rec.... agora fodeu".
Uma pausa para explicar fisiologia: são 6 blocos: fisiologia celular, neuro, cardio/respiratório, digestório, renal e endócrino. Geralmente 3 ou 4 aulas, e uma prova. Ou seja, temos provas de fisio a cada 2 semanas, sendo cada prova correspondente a cerca de 100, 200 páginas do Guyton, no mínimo. Se vc tirar menos que 5, recuperação. Não importa em quantos blocos vc fique de recuperação, a prova será no mesmo dia e no mesmo horário, então, qt mais rec, mais vc tá fodido.
Depois de renal, veio endócrino. Justo a última prova, a que tinha mais coisas pra entender, associar, decorar bem pouco, q bom. Junto com todos os términos de todas as outras disciplinas. Geralmente, a cada semestre fazemos uns 18, 20 créditos. Este semestre eu fiz 33... Estudei mais ou menos, podia ter estudado mais... Nota 4,5. Por um maldito meio ponto, mais uma rec... TRÊS recs... Entrei em desespero, óbvio. Eu tinha 2 semanas pra estudar neuro, endócrino e renal, e tirei no minimo 5 em cada prova, no mesmo dia. Eu tinha 2 semanas pra ler, entender, associar e descorar 500 páginas de fisiologia... É óbvio que eu não ia conseguir, é óbvio que eu pegaria dp de novo, era impossível estudar tanto em tão pouco tempo!
Bom, oq eu faria? Ficaria chorando, me lamentando (como eu fiz inclusive) e então aceitaria não conseguir a bolsa da FAPESP p/ o meu projeto, perder chances de intercâmbio e chances de me formar com meus amigos... Ou eu usaria isso como um objetivo, e estudaria feito louca, pra passar? Por um momento fiquei em dúvida perante estas duas "opções". Depois, pensei... "simplesmente não há possibilidade de eu pegar outra dp, isso não EXISTE" e enfiei a cara nos livros. Estudei como nunca, nunca mesmo! Era pausa pra tomar banho e alguns minutor pra descansar a cabeça... até comer eu comia estudando. Meu feriado foi com amigos em casa, ME AJUDANDO A ESTUDAR...
No dia anterior da prova, eu consegui terminar tudo o que tinha pra estudar... Faltando uma coisa ou outra, mas de qqr forma não daria tempo... Fui deitar, assisti TV (A Liga e É Tudo Improviiiiiiiso) e fui pra cama, meia noite, tentar dormir. Coloquei o despertador p/ as 4 e meia, já que teria q estar na cidade universitária às 8h, ou antes, de preferência (pra repassar a matéria) e, além de ser SP, estava chovendo... ¬¬
Bom, quem disse que consegui dormir? Ouvi o relógio bipar à 1h da manhã... às 2h, às 3h... Quando comecei a cochilar, ouvi o relógio bipar, revelando já ser 4h da manhã... Dormi. Passou um segundo (ou ao menos pareceu) e o cel tocou. Eram 4 e meia...... Fiquei PUTA da vida, mas levantei num pulo, pq pior do que eu nao ter dormido nada, seria eu PERDER a prova. Tomei banho, me arrumei, fiz o café, tomei uma xícara cheia, pra ver se eu acordava... 5 e meia eu estava saindo de casa. Meu padrasto me levou até o metrô, peguei o metrô que estava incrivelmente vazio o metrô de SP NUNCA está vazio, isso foi um eufemismo, embora estivesse mais vazio que outros dias em outros horários e até consegui ir sentada. Fui fazendo oq? Ouvindo a Kiss pra ver se acordava de vez e... Estudando, claro né? Pra que me matei fazendo tanto resumos, digitando, e imprimindo? Eu simplesmente me recusei a não revisá-los. Cheguei na Sé, fiz baldeação pra linha azul do metrô, desci no Paraíso, fiz baldeação pra linha verde, e desci finalmente nas Clínicas. Andei alguns metros, debaixo de chuva e peguei o ônibus Butantã USP 701U - ao menos já desceria direto no ICB, não precisaria descer no ponto da Educação e pegar ainda outro busão. Consegui revisar td. Entrei na sala, sentei. Morrendo de frio e sono. Recebi as provas. Eu era a única que tinha pego DP em três blocos, que vergonha cara! Embora eu fosse a única que estava fazendo 33 créditos, certamente... Mas tbm, em contrapartida, tenho certeza de que ninguém lá naquela sala havia estudado mais do eu... era tudo nosso! rsrs
Comecei por neuro.. dei uma olhada na prova.. ok, sabia todas as questões, fiz a prova em uma hora. Parti pra renal... "Não acredito que essa profª ferrou de novo a prova, fazendo essas perguntas abomináveis!!! Fdp!!!!" ok, eu sabia mais ou menos cada questão, vamos lá... fiz todas. Deixei endócrino por último... Minha mão já estava dura de tanto escrever... Eu tinha ao todo 3h e meia pra fazer as 3 provas e já haviam se passado 1h e meia... Eu estava morrendo de sono, mas fui em frente. Olhei as questões "ufa, sei todas... ainda bem" fiz a prova, mas poderia tê-la feito melhor... a letra já estava horrível e com certeza o prof° teve uma dificuldade imensa pra entender o que eu quis dizer, eu estava muito cansada, sem dormir... Mas usei aquele último fôlego, pra não jogar um semeste inteiro fora, além de alguns meses de estágio no lixo.
"Terminei a prova, não acredito! Acabou!!!!!"
Entrei a prova pro prof°...

- Td certinho? Conseguiu fazer td?
- Consegui sim prof°, obrigada.

Fui pro Lab... Cheguei lá com os olhos vermelho, cara inchada, totalmente acabada! rs
Fiz um repique e fui pra casa descansar....

Estava mais tranquila, porque sabia que tinha ido bem nas provas, mas não ficaria segura enquanto não recebesse o resultado. Mandei email pra profª de neuro, e ela me mandou as notas de neuro... 9,2. "CARALHO, EU TIREI 9,2 EM NEUROLOGIA? CERTEZA?" olhei a nota de novo... Meu Deus, que maravilha! Ontem fui pro barzinho com uns amigos, e quando cheguei em casa fui ver meus emails, meia noite: email do prof° com as notas gerais. "ok", pensei... "ao menos se eu não tiver passado, bebi umas cervejas hoje que vão me ajudar a aguentar o tranco"... "Denise, vc tirou 9,2 em neuro (ok, já sabia), 5 em renal (fdp de NOVO, por pouco não me deixou de dp!!!!) e 7 em endócrino (já, 7 não é tão ruim, poderia ter tirado mais, mas como foi a última prova que fiz...), pode se considerar aprovada em, fisiologia".
É óbvio que fiquei rindo à toa né... (ainda mais depois das cervejas).
"Acabou", pensei... finalmente... tanto esforço valeu a pena!

Ontem mesmo sentei com o Ariel - meu orientador - e conversamos sobre meu projeto de IC. Começarei hoje e com certeza, essa bolsa da FAPESP já é minha! Agora é aumentar minha média cada vez mais, pra conseguir ir pra Europa, fazer meu intercâmbio, e eu vou conseguir, É CLARO. rsrsrsrsrs

E como eu havia dito antes, depois desse semestre, me sinto segura pra fazer QUALQUER coisa daqui pra frente.

E como diz um amigo meu... "foi fácil...." kkkkkkkkk


Abraços, queridos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário