segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A evolução da Mulher

O que define uma mulher? O que é próprio de uma mulher?

Meu pai dizia que mulher devia ter cabelo comprido (xii minha infância toda tive cabelo curto), algumas religiões dizem que mulher deve usar saia e (opa!), mais uma vez, cabelo comprido. A moral diz que a mulher deve ser feminina: delicada, usar acessórios, salto alto, maquiagem, unhas feitas, nada de roupas largadas, não falar palavrão, às vezes até gostar de futebol é visto como algo masculino...


Eu sempre vivi de fases; qd eu era criança (como praticamente toda criança) eu queria usar as roupas e as maquiagens da minha mãe. Queria ser mulher logo! Esse negócio de ser criança era muito, muito chato! E aquela idade então, onde vc já se acha mulher! Lá pelos 10, 11 anos (na minha época; hoje em dia isso ocorra talvez até mais cedo...) vc pinta as unhas todo dia, com aquelas cores escalafobéticas, sem saber limpar e deixando o dedo todo de esmalte; vc passa aquele batom ROSA CHOQUE ou marrom, parecendo que está indo para uma festa das bruxas. Tem aquele tenis colorido, q não combina em nada com qualquer roupa, mas vc acha o máximo!
Os anos passam e vc entra na adolescência, se rebela e começa a vestir calça jeans, blusinha e all star. O cabelo vc nem penteia qd sai de casa; maquiagem? Ah, q coisa de perua! Pérolas? Ahhh nunca vou usar! PERUA PERUA PERUA! Esmalte??? Vc até tenta não deixar suas unhas tão quebradas, mas é quase impossível... Vc começa a gostar de futebol, acha algo interessante além da coxa do Roberto Carlos (ai ai...). E o lance de ser feminina? Ah, vc acha q a escola não é lugar pra isso. Quando vc estiver na faculdade, aí sim, aí vc será uma mulher e será feminina!

Bom, chegou a faculdade. E agora vc trabalha tbm. Aêêê, quer algo mais mulher que isso? Acontece que no começo vc até tenta ir de salto, usar uma maquiagem leve (aquela dia-a-dia), e aquela pulseira de pérolas que, by the way, agora vc acha o máximo. No início vc tbm abandona a mochila (argh!) e começa a usar uma bolsa bonitinha. Passado algum tempo vc percebe que não tem carro pra ficar de salto o dia inteiro, pelo contrário, vc pega aquele metrô lotado, onde vc nem pode mexer seu pobre pezinho de lugar (pq não tem espaço)... Vc tem que correr pra pegar o ônibus, ou o circular da faculdade... Com o tempo, vc resolve usar, além da bolsa, um pastinha super feminina, e quando chega o circular? Vc está de salto, roupa desconfortável, bolsa, pasta, livros e sua pulseira de pérolas saltitante, e então vc pensa: "&¨%$*#$!!! é aquela aula de fisiologia que eu não posso perder!!!" e então vc toma a pior das decisões: vc corre. Vc corre pra atravessar a rua, enquanto seu sapato sai no meio da avenida e enquanto vc volta pra buscá-lo quase é atropelada! Vc corre pra pegar o circular, q passa de meia em meia hora, enquanto suas coisas TODAS caem pelo chão, sua pulseira arrebenta soltando as bolinhas por todo o gramado e o fdp do motorista vai embora e vc perde aquela aula... Ora, não é muito difícil imaginar q ao final dos primeiros meses vc já desistiu de ser feminina novamente. A mochila é muito mais fácil de carregar, sem contar q nela cabem o Guyton, o Shills ou o Lehninger e ainda sobra espaço pro caderno, estojo, lanchinho, necessair... (sem contar que fica muito mais fácil de vc ler o Lance! né? Convenhamos...).Vc continua com a sua feminilidade, mas percebe q o conforto vale mais do que ficar parecendo uma patricinha. TÊNIS! Meldels, como é bom passar o dia todo de tênis! Vc usa calça jeans, blusinha, mas aquele moleton é tão gostoso... Ainda mais em tempos de frio!

Vc deveria empurrar o molde patricinha pro andar seguinte: o de pós formada; mas agora, no aaaaauge dos seus vinte e poucos anos, vc sabe que pra ser feminina, mulher, vc não precisa ser aquele monte de coisas que te enchiam a cabeça. Porque ser mulher é um estado de espírito, e a SUA definição de mulher é poder usar a roupa que achar melhor, ser mais ou menos arrumada de acordo com o seu estado de espírito (me respondam, que mulher tem vontade de se arrumar na TPM???), gostar de futebol, ler entender e discutir e achar muita graça na cara que os homens fazem ao ver e presenciar isso tudo.
E a sua mulher é a peruazinha da infância, a largada da escola e a meio termo da faculdade. Todas elas são você e ao mesmo tempo.

E quando eu chegar às próximas fases, quem sabe eu volte aqui com alguma novidade... ;)

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário