terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Onde estamos nós?

Começo esta postagem com uma música maravilhosa. Chama-se "Apesar de você", letra e música de Chico Buarque de Hollanda. É uma crítica clara à Ditadura Militar brasileira, a qual foi disfarçada por uma briga entre namorados...
Certa vez, num interrogatório, foi perguntado a Chico quem era o "você" do título, e ele respondeu: "É uma mulher muito mandona, muito autoritária". Quando a música foi mandada para a censura, ele achava que iria ser recusada, mas foi aceita! No auge do sucesso, sua verdadeira origem foi descoberta e a canção foi proibida de ser tocada nas rádios, as cópias destruídas, e etc... Naquela época, houve pessoas que foram banidas de seu próprio país (como o próprio Chico Buarque, exilado na Itália), outros famosos apanharam publicamente, como a atriz Marieta Severo e outros anônimos, tantos anônimos... Que foram torturados até a morte... Muitos desaparecidos até os dias de hoje (se tiver a oportunidade, assista "Zuzu Angel"... filme maravilhoso que retrata exatamente isto).

Seguem a letra e o vídeo:
 
Apesar de Você  


Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão

Apesar de você
 Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
Etc. e tal


 
Vídeo com imagens da Ditadura Militar no Brasil


Agora, o motivo principal deste texto... Onde estão essas pessoas que lutaram tanto pela liberdade de expressão? Pela democracia? Por um Brasil melhor? Não digo literalmente, digo a alma destas pessoas! Não há como negar que o Brasil mudou muito desde então. Não há mais a mesma censura, a mesma tortura... Mas ainda há roubos públicos, ainda há UNIVESP!!! Ainda há eleições indiretas para reitor da maior universidade do Brasil!!! Ainda há coisas a se exigir, como o BÁSICO: educação, saúde, moradia e alimentação. "São Paulo não é Brasil", citando uma professora. Há (falta de) condições no nosso país que sequer sonhamos que existe, há má distribuição de renda, há piso salarial BAIXÍSSIMO (principalmente para a área da saúde, o que é uma vergonha!), há falta de médicos, há falta de hospitais... Há o desmatamento, a perda quase total da nossa Mata Atlântica... Questões do meio ambiente que são indispensáveis, importantíssimas... E onde estão as pessoas???? Onde está aquele espírito de "o Brasil também é meu"??? As pessoas se acomodaram... Os estudantes só querem saber de passar nas provas, tirar nota, passar de ano. Parece que ninguém pensa em como pode ajudar o país, as pessoas, com sua profissão... Eu já pensei diversas vezes como poderia fazer isso, dentro da nutrição... Tenho mil planos e zilhões de vontades... Mas por que deixar para amanhã, o que podemos fazer hoje? Um exemplo disto que estou falando, é o Ato Médico. Há um Projeto de Lei (PL) que diz ser feito para, digamos, deixar em pratos limpos o exercício da medicina. Este PL teve início em 2002, foi refeito como o PL de 2006 e desde então recebeu mais de 80 emendas, de tantos erros!!! Haverá uma manifestação dia 04/01/2010 na Av. Paulista, às 17h, no vão livre do MASP. Mandei email para muitas, MUITAS pessoas... quase nenhuma respondeu... Este PL fere os direitos de mais de 3 milhões de profissionais da saúde... e pioraria e MUITO a vida da própria população... E, ao que parece, ninguém está nem aí.... Quando for aprovado, e as pessoas (não só as que não são profissionais da saúde, mas também os PRÓPRIOS profissionais) começarem a sentir na pele a mudança (para pior), aí, elas começam a reclamar... Reclamar do Brasil, dos políticos, da vida, de tudo.... Só que quando têm a oportunidade de fazer algo pra mudar o futuro, sentam, e assistem à novela. Lamentável... Toda vez que ouço "Apesar de você" me emociono... Não só por imaginar o quanto as pessoas naquela época sofreram, mas por ver o quanto a modernidade é cega e acomodada... E o quanto é levada de acordo com interesses de outrem... "Acorda, amor..." Abraços, Denise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário