quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Mentiroso.

"Quando você conta várias vezes uma mentira, você mesmo se convence de que essa mentira é a mais pura verdade." E tem gente que mente tanto, que acaba acreditando em um mundo todo, que não existe; uma vida completamente criada. Só podemos sentir pena, pois pra alguém mentir tanto sobre as coisas e principalmente sobre si mesmo, é porque na realidade se é um nada, não tem capacidade própria de ter algo ou fazer algo importante. Ninguém é passível de passar ileso por pessoas assim, mas com o tempo vc acaba notando certas coisas; falar de si é muito fácil, se fazer inteligente, bondoso e etc, é muito fácil, mas o mentiroso mesmo acaba não passando pelas provas da vida. Uma ironia engraçada, a primeira vista. Mas, afinal, é impossível enganar a si mesmo.

2 comentários:

  1. Por que os homens dizem a verdade, se eles tem a sua disposição a mentira?

    A mentira - Por que, na vida cotidiana, os homens normalmente dizem a verdade? - Não porque um deus tenha proibido a mentira, certamente. Mas, em primeiro lugar, porque é mas cômodo; pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória. (Eis por que, segundo Swift, quem conta uma mentira raramente nota o fardo que assume; pois para sustentar uma mentira ele tem que inventar outras vinte. Depois, porque é vantajoso, em circunstâncias simples, falar diretamente "quero isto, fiz isto" e coisas assim; ou seja, porque a vida da imposição e da autoridade é mais segura que a da astúcia. - Mas se uma criança foi educada em circunstâncias domésticas complicadas, então manipula a mentira naturalmente, e involuntariamente sempre diz o que corresponde a seu interesse; um sentido para a verdade, uma aversão à mentira lhe é estranha e inacessível, e ela mente com toda a inocência.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas ainda existem tolos nada inocentes que acreditam que nunca serão pegos em suas mentiras. Nada lhe é familiar além da ânsia por inventar e dramatizar o simples.

    ResponderExcluir